quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pesadelo Fatal
Escritora Luana Maria Dornelas – 11 anos

 Acordo. Olho para o céu. Tomo banho. Enfrento os cupins escorpiões na escola. Chego e janto miojo com farinha. Acordo e olho para o céu. Todo dia é assim. Um pesadelo fatal.
              
         Todos os contos publicados neste blog, principalmente dos alunos da Escola Nova Visão de Jaboatão, levaram semanas ou meses antes de serem considerados prontos. Há textos que sofreram mais de vinte revisões. O conto acima foi feito em menos de 10 minutos logo após o tema sugerido. Era um dever de casa. Saiu numa tacada só, na sala, quase um desabafo. Eu ainda distribuía os temas entre outros alunos quando escutei “Seu Fernando, tá pronto”.  Ela leu e a aula acabou. Gerou um debate que motivou muitas interpretações das metáforas que usou. Nada foi mudado no texto.
              Luana Maria abusa da criatividade. Um conto que em duas linhas escritas a mão, oito verbos, muito veloz, se passa em dois dias, escrito na primeira pessoa. Quanto mais se analisa mais se acha interpretações. Não é um conto, talvez um miniconto, talvez seja um koan.  
             Luana não quer ser escritora, diz que sente muita angústia em encontrar as palavras certas ara os turbilhões de pensamentos. Acho que a Clarice Lispector também era assim. 
Fernando Farias

3 comentários:

  1. grande menina. grande conto. Escrever algo numa tacada só é difícil. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. E como ela mesma fala, são tantas idéias na cabeça... Ela conseguiu colocar tudo, realmente de uma tacada só!
    Parabéns Luana, parabéns Fernando Farias por acreditar nesses pequenos.

    ResponderExcluir
  3. O dia a dia é realmente terrível !
    Um conto que em poucas palavras diz tudo !
    Parabéns Luana !

    ResponderExcluir