domingo, 9 de dezembro de 2012


Coração
Escritora Elizama Souza – 13 anos 7ª. B
                  Era uma vez um menino chamado Pedrinho. Ele era um menino muito alegre, morava num barraco no Lixão da Muribeca e sonhava com uma vida melhor para sua família. Mas tinha uma madrasta muito má. Ele odiava a madrasta.  Ela não o deixava brincar no meio do lixo da cidade. A madrasta o queria estudando na escola e sempre limpo e bem vestido. Pedrinho não gostava da escola nem de tomar banho. Então, cansado de sua vida triste foi embora do lixão com esperanças de voltar com coisas boas.
                  Sua vida foi comer restos de comida dos restaurantes e dormir nas praças.
                  Certo dia Pedrinho estava andando nas ruas quando um carro muito bonito parou e uma mulher fina e rica saiu do carro e pegou Pedrinho. Deram-lhe um banho e comida e Pedrinho começou a se afeiçoar a família. A família também tinha um menino chamado Lucas que tinha uma doença no coração e os dois ficaram amigos. Dias depois, o pai de Lucas levou ele para fazer uns exames e levou Pedrinho junto.
                  Pedrinho foi colocado na cama de cirurgia e anestesiaram Pedrinho e Lucas e acabaram fazendo um transplante de coração.
                  O coração de Pedrinho foi retirado e colocado em Lucas.
                  Ainda anestesiado, e antes de morrer, Pedrinho sonhou que estava no lixão, indo para escola e segurando a mão da madrasta.   

            - Como podem ver o tema é muito forte. Talvez foi colhido das lendas urbanas. O tema inicial era “o menino que não queria crescer.” Este conto foi trabalhado inicialmente por outro aluno que desistiu de participar da Oficina. Elizama Souza pegou a ideia e foi trabalhando durante dias até chegar a esta maravilha. Elizama ainda quebrou o acordo da turma de não se começar um conto com o clássico “Era uma vez...”.

2 comentários:

  1. Gostei muito. Creio que precise apenas de uma revisão gramatical. A ideia da ilusão e do perdimento ficou excelente. Uma repaginada nas lendas do homem do saco, da combe azul etc. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande potencial. Concordo com Artur, mas acredito que tudo isso virá com o exercício e o amadurecimento. Sabe contar uma história, não tem medo de encarar temas fortes. O mais é revisão de texto e assimilação de técnicas. Parabéns

    ResponderExcluir