terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Peixe Vingador

Escritora Juliana Karla - 11 anos
            Boby, um peixinho amarelo, passeava com seus pais no fundo do mar brincando entre as algas marinhas. Foi quando percebeu uma rede de pesca cair perto e prendeu a mamãe-peixe e o papai-peixe em suas linhas. Boby ainda tentou ajudar, mas a rede foi puxada com força pelo pescador.
            O peixinho viu seus pais morrerem sufocados e depois assados numa frigideira e comidos pelo pescador. Jurou vingança entre lágrimas.
            Dias depois, ele falou com uns amigos peixinhos que se uniram e ficaram esperando o pescador aparecer. Quando ele jogou a rede na água milhares de peixes entram na rede que ficou tão pesada que ao tentar puxar, o pescador caiu na água.
            Um tubarão de oito metros estava por perto abocanhou o homem e a sua rede de pesca.
            Boby ficou feliz. Tinha pescado o pescador.

 - A Juliana Karla é aluna antiga e já havia publicado no livrinho das oficinas de 2010 com o conto "A flor assassina". Em pleno período de férias escolares frequentava a Biblioteca de Jaboatão e me obrigava a ler seus longos e longos textos. Ninguém gostou do nome do peixinho deste conto. Mas para Juliana, “o peixe é meu e eu o chamo como eu quiser”. Juliana escreveu e reescreveu o conto acima muitas vezes, o que ela queria mesmo era manter a última frase. Ou seja, a última frase foi que determinou o conto.

4 comentários:

  1. Legal Juliana! Fiquei pensando se você não gostaria de misturar ficção com alguns toques de realidade e dar um "sabor" a mais... por exemplo a praia poderia ser a de Boa Viagem, e o peixinho podia ter convencido o tubarão de que a carne vermelha (das pessoas) é melhor do que a branca dos peixes. Assim o tubarão não estaria ali por acaso e sim de propósito. E você também pode dizer que a partir deste dia começaram a surgir ataques de tubarões em todas as praias do Recife e que isso já virou notícia, motivo de preocupações etc. Eu ia gostar muito de ler essa história ampliada por você. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Caraca, esse texto dos peixes, é muito foda, adorey, quase caiu lagrimas de mim, faz a gente pensar no mal que fazemos a natureza, e que cada atitude nossa pode ter uma consequência, gostei do final, onde o peixinho se vingou pescando o pescador, realmente, você é um talento Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de pescar, nunca pensei que pudesse se tão cruel...

    ResponderExcluir