domingo, 16 de dezembro de 2012

Quando um escritor vai ensinar numa escola e recebe uma aula de literatura dos alunos.

              No mês passado estive na Escola Agrícola Federal de Belo Jardim. Fui ministrar uma oficina com 50 jovens daquela escola. A maioria são moradores de sítios da região do Agreste. Uma proveitosa oficina de apenas um dia. Uma turma ficou comigo com o tema contos e outra sobre poemas com o poeta Miró. Voltamos encantados com a aula que nós recebemos dos alunos.
             Tivemos a oportunidade de assistir uma palestra fantástica sobre poesia com um jovem de 17 anos, David Henrique, o Biriguy, estudante da escola. Além de derramar conhecimento o que me impressionou foi o nível do debate entre os alunos que estavam na sala. Nunca vi isso numa escola do Recife, Olinda ou Jaboatão. Turminha bem antenada e de bom gosto literário. Abaixo coloco um dos poemas do mestre David Henrique. Este menino tem futuro.
 
Soneto da Transfiguração Natural
                                                           David Henrique

 Inicia-se o ciclo incandescente e cândido
Iluminando o caminho vital
Aquecendo o mundo das florestas
Andando para o tempo das flores.

O ciclo floral acontece
O sol intenso entristece
E as relvas se entrelaçavam
Comemorando a sua época.

Bela é a mudança natural!
Ocorre sempre em seus tempos
Sempre em seus lugares.

De ciclo em ciclo sempre mutável
A natureza se transforma amável
Deixando dúvidas de suas vontades.

2 comentários:

  1. Esse menino me fez passar um bom tempo sem piscar os olhos, o cara tem uma lábia, uma convicção, uma certeza, simplesmente encantador, ótimo conhecer ele.. ! Tem um futuro brilhante..

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela publicação, foi uma honra conhecer o grande escritor Fernando Farias. Fico muito feliz que tenha gostado Patrícia, agradeço a todos que presenciaram as oficinas no evento, e até uma próxima oportunidade.

    ResponderExcluir